RPG para meninas

PhotobucketDentro do mundo do pessoal que escuta heavy metal, eu, como mulher, sempre fui a minoria. Não dá pra negar que este é um território masculino, brutal e com barba. E dentro dessa minoria, há ainda aquela mínima porcentagem de meninas que gostam da música por gostar, sem ser pela beleza (?) dos caras, pelo status de pessoa trevosa ou por fase da vida mesmo.

Achei que não mais entraria em outro mundo tão machista como este, mas me deparei com um novo desafio: o mundo cheio de testosterona do RPG. Maioria esmagadora, os garotos são 90% da comunidade jogadora, na minha opinião. Eu, que até agora adquiri uma pequena experiência entre uns eventos e outros, pude perceber que muitas vezes eu era a única presença feminina ali que sabia de pelo menos alguma coisinha do que se passava. Isso tirando os eventos grandes, que há um número maior de mulheres, mas nada comparado aos cuecas de plantão.

Agora o porquê exatamente disso eu não sei. Na minha humilde opinião, os mesmos caras que reclamam que não tem meninas jogando são os caras que as afastam desse meio. Talvez esse mundinho tenha se tornado tão masculino graças aos seus próprios participantes. Como não se sentir pressionada com aquele monte de macho te olhando como uma espécie em extinção durante um evento qualquer? Agora que eu até entendo mais de RPG, gostaria de participar das mesas nesses eventos, mas creio que não aguentaria os olhos e a pressão em cima de uma jogadora pré-iniciada. Eu tenho um ritmo mais lento e nem sempre me sinto à vontade jogando, e às vezes eu só atrapalho, sem falar que ainda tenho dificuldade para lembrar de todas as coisas necessárias para um personagem…

Talvez com o tempo e a experiência adquirida, eu me sinta mais a vontade e apta para este mundo dos meninos. Pelo menos, até agora, pareço estar me dando bem. Sem falar que os dados são lindos. :D

Você gostaria de receber as atualizações do O Mestre e a Pinguim por e-mail? Clique aqui.
Share
Esta entrada foi publicada em Cotidiano, Meninas, Nerds, RPG e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

11 respostas a RPG para meninas

  1. Ray,
    Eu acho que esses dados são muito gays. Imagino os cuecas tendo que jogar com você, uma senhora responsabilidade para eles. Acho que você vai fazer sucesso no jogo, só pelo pavor que eles vão ter de não serem os maiorais em uma mesa que tem uma mulher.
    Me conta, e o Mestre, como tem se saído mestrando para uma menininha? ;-)
    bjs,

  2. an3to disse:

    O problema no meu ponto de vista é que normalmente gaarotos são mais nerds que meninas, e esses “nerds” geralmente não ficam a vontade com meninas e assim sendo a maioria prefere jogar num grupo só com homens mesmo…e acabam não incentivando ou trazendo meninas para grupo (se é que conhecem alguma).

    Agora eu acho legal e incentivo qualquer um a jogar rpg, seja mulher ou homem, no meu grupo por exemplo somos em 3 homens e uma mulher, que por sinal é uma ótima mestra.

    abraço

  3. Gun_Hazard disse:

    Não seja por isso se você e o Balard forem no EIRPG, eu convido os dois para darem uma passada na minha mesa de CyberPunk 2020…

    Este anos provavelmente não estarei tão alcoolizado, pois mestrar daquele jeito foi ruim e porquê talvez minha esposa (Que não joga) queira ir…

  4. Lurien disse:

    Engraçado vc comentar sobre uma garota num grupo de jogadores (homens) de RPG. Bom é complicado e simples ao mesmo tempo de entender… não quero ser hipocrita e por isso vou logo ao ponto X: Homens não sabe ver uma mulher sem a visão de : essa eu pegaria… e etc… Parace machismo mas é a pura realidade … imagine vc Rayana, o que eles pensam quando vc esta passando por um desses eventos e vc sente como se tivesse um holofote em cima de vc te seguindo e todos te observando… realmente desconfortavel essa sensação…
    Mas acredito que isso tudo deva acabar quando vc mostrar que é mais do que apenas uma mera mulher que mereça ser pega fazendo algo realmente dificil nesse mundo: Mostrando que deve ser respeitada. Digo dificil por que respeito é o que mais falta nessa sociedade sem valores.
    Acredito que vc indo jogar mesmo, se integrando no grupo de forma participativa, mostrando que o que vc quer mesmo é jogar e nada mais, eles vão começar a te enchergar de outra forma… Sem esquecer que vc é mulher… Não há problema em atração homem mulher e vice versa… o problema é quando isso é dedupardo e exagerado … como por exemplo num grupo de RPG. Vai requerer tambem uma dose de Maturidade e consciencia de cada um…
    Achei esse Post no google procurando ajuda para melhor mestrar para mulheres… atualmente são duas na minha mesa…

    Não desista da fantasia e imaginação… persista e encontrará um bom grupo para jogar sem preconceitos e azarações…

    Boa sorte!

  5. Klamefine disse:

    Amei tudo já que o post foi mais lebrado a partir de meninas que gostam de rpg e tudo que disse é uma verdade já que a maior parte dos jogadores são homens e as mulheres que jogam se sentem minoria…

  6. Natalia disse:

    Ola.
    Tb jogo RPG com meninos e sei bem do que vc esta falando. Por sorte, eu fui muito bem recebida por esse garotos (tanto que entre eles, encontrei meu atual namorado!), que sempre me fizeram sentir bem vinda e tiveram muita paciencia pra me ensinar tudo.
    Hoje, eu nao soh jogo, como mestro RPg pra eles.
    Descobri que mestrar eh minha paixao!!
    Gosto muito de jogar com esses caras. Acho que os dois lados aprenderam muito com a convivência (agora ja fazem 4 anos que eu jogo com eles).
    Eles, alem de se comportarem melhor comigo por perto, aprenderam a aceitar romances nas historias de seus personagens, por exemplo. Eu aprendi sobre um outro mundo.Naquela mesa, eu fiquei mais corajosa, mais segura e levei isso pra minha vida real. E tambem, como eles dizem, aprendi a tomar coca-cola de verdade! hehehhehe

    Acho que o importante mesmo no fim das contas e se divertir e aproveitar.

    Ate mais

    • Rayana disse:

      Oi Natalia! Bom, eu ainda não mestro, mesmo com a insistência da mesa para que eu faça isso. Já escrevi uma história para mestrar WoD, mas ainda não tive coragem de tira-la do papel (nossa mesa é de D&D). Quem sabe daqui a pouco eu consiga me soltar um pouco mais em relação a mestrar? Muito obrigada pela sua opinião! :)

  7. Elisa disse:

    É só insegurança de jogadora iniciante mesmo, passa. É divertido jogar em evento e pronto.

    Tenta mestrar um dia, então… A galera vai a loucura… rs rs rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>