Estou em clima de Tolkien.
Nesta madrugada, finalmente consegui terminar de ler a história da guerra do Anel, descrita nos três adoráveis volumes de O Senhor dos Anéis. Sim, eu sei que estou meio atrasada em relação à humanidade, mas, após várias tentativas frustadas de ler a série, finalmente cheguei ao fim. Essas tentativas frustadas se deram devido aos maçantes capítulos iniciais de A Sociedade do Anel. Quando comecei a ler, eu me sentia sonolenta e sem senso de direção com as incontáveis descrições de cenários e direções das viagens (esta última eu desisti de entender na metade do segundo livro…). Pelo menos era um bom remédio para as noites de insônia! Quando finalmente criei coragem e disposição para continuar lendo, segui algumas dicas, como simplesmente ignorar as várias canções que Tolkien enfiou no meio dos livros e que, para mim, eram um tanto quanto chatas de ler. Nem acreditei quando consegui terminar A Sociedade do Anel, mas havia muitos outros livros para ler em minha estante e resolvi deixar o resto da série para depois.
Há duas semanas, resolvi continuar minha saga pela Terra-Média e agora cheguei ao fim! Creio que demorei mais para ler o primeiro livro do que para ler As Duas Torres e O Retorno do Rei, juntos. Engraçado é quando você chega ao “fim”, onde Frodo finalmente cumpre sua missão e joga o Anel na Montanha da Perdição (bem, não joga, Gollum cai com ele) e você olha para o livro e vê que ainda restam muitas páginas, muitas mesmo! E se desenrola mais uma sequência de pequenas histórias… Confesso que quase cheguei a sentir o sono do início de A Sociedade.
No fim, o saldo foi positivo. Gostei muito dos livros, tirando esses pormenores. É realmente incrível a imaginação de Tolkien e todo o mundo que ele criou e que inspirou e ainda inspira muita gente até os dias de hoje.
Agora quero rever os filmes. Esse foi meu maior erro, talvez: ver os filmes antes de ler. O bom é que não me lembro de quase nenhuma cena, então poderei compará-los aos livros, quase como se estivesse vendo pela primeira vez.
Ah! Descobri que tem um monte de banda de heavy metal que tem alguma coisa de Tolkien… Algumas eu já conhecia, como o Blind Guardian, que fala muito sobre esse tema (mas não apenas disso), mas há várias outras referências, como a Planície de Gorgoroth, em Mordor, que inspirou o nome da banda norueguesa de black metal Gorgoroth. Montanha da Perdição, na língua de Gondor, é Amon Amarth, outro nome de banda. Sagrath, nome artístico do vocalista da banda Dimmu Borgir, retirou seu nome de um dos capitães dos orcs. O Tristania tem uma música chamada Simbelmyne, e no livro é citado que existe uma planta que nunca murcha, chamada simbelminë. O Nightwish faz referências à Elbereth na música Wishmaster. Adorei.
Tolkien Rules! =D
Hi Ray!!!*-*
Ah..não se sinta só!Também estou meio atrasada em relação à humanidade!rs…
eu vi a trilogia no cinema..mas não li os livros!E olha que eu tenho aqui em casa!
Um dia, não muito longe, eu leio!
O Blog de vocês é muito legal!*-*
Beijão Pin!
Ah..depois passa no meu!=)
Ôpa… tô fora da humanidade… já sei, sou um ruivo excluído. Não li os livros e nem vi todos os filmes, acho que faltou o do meio.
Bjs,
@Nelson (Pô, meu!): Vamos fazer uma sessão de cinema de SDA!
@Vanessa: Vaaan! É que tem gente que já me disse que eu faço as coisas muito atrasada em relação ao mundo, hahaha! Brigada pela visita, beijos!
@Guilherme “Göltorkâ€:
Poxa eu acho as duas torres (A parte do Fordo e do Sam) a pior do livro…
A Sociedade do anel foi o que mais gostei (Talvez pelo sabor da novidade, e por apreciar o clima de exploração do livro), li antes dos filmes…
Mas meu predileto ainda é o Silmarilion.
Este tem algumas coisas muito mais interessantes para se aprofundar na Terra Média…
@Gun_Hazard: Bom, eu comecei a gostar bastante do primeiro livro após aquele começo um pouco monótono. Não achava completamente chato, tanto que eu ficava muito triste de não conseguir ler, hehehehe! Depois da quinta tentativa, foi.
Já que voce gosta tanto de letras de Heavy Metal de uma olhada no Silmarilion que voce vai ver de onde grande parte das bandas de Melodico pega inspiração…
Eu Acho em muito ponto ele mais legal que o Senhor dos Anéis.
- “Contos Inacabados” é bom ler só depois do Silmarilion e dos Apendices do O Senhor dos Anéis.
- O Hobbit, leia a qualquer momento pois ele é bem descompromissado…
Tolkien *-*
adoooro, O Senhor dos Anéis é mesmo fascinante.
O Hobbit e Silmarilion, muito bom.