É, mas um dia das bruxas chegando e eu queria tanto fazer alguma coisa… Desde pequena eu penso em organizar uma festa na minha casa, com decoração típica, comidas e bebidas, jogos, músicas e diversão a noite toda (e claro, os amigos). O tema Halloween seria só isso, um tema, um motivo a mais pra reunir todo mundo. Não entendo porque tanta gente tem raiva desse assunto, achando que é um ultraje a cultura nacional! Não vejo ninguém querendo propor feriado aqui por causa da data, até porque não está ligada à nossa história, mas só vejo gente querendo se divertir. Quando me mudei pro Rio, lembro que umas das primeiras coisas que li por aí na rua foi aquele cartaz que tem espalhado pelo centro “Halloween é satanismo! Brasil: país cristão.” Aham.
Pra quem não sabe, o dia das bruxas é um feriado anual, celebrado no dia 31 de outubro em países como os Estados Unidos, Canadá, Irlanda e no Reino Unido. Acredita-se que sua origem esta ligada a celebração celta de Samhain e o feriado cristão Dia de todos os Santos. Para os celtas, o Samhain (summer’s end) era a época em que eles celebravam o fim da colheita, a chegada da metade “escura” do ano, com o resto do outono e o inverno. Os celtas acreditavam que, nesse dia, os portões que separavam o mundo dos vivos e dos espíritos estavam abertos, o que permitia a sua entrada no nosso mundo. Mas com isso, bons e maus espíritos podiam entrar, então era recomendado usar máscaras ou disfarces para se proteger.
O nome Halloween varia de All Hallows Even (Evening), que seria a noite antes do All Hallows Day (Dia de todos os Santos). Já a famosa abóbora parece ter vindo de um antigo costume irlandês de esculpir nabos e colocar velas dentro, como se fossem lanternas. Estas eram postas nas janelas para afugentar os espíritos ruins. A abóbora veio depois, lá na América do Norte.
Viu? Nada de satanismo! Pra quem quiser comemorar o Halloween, algumas dicas no Rio:
DDK Halloween Ausgabe
Dia 30/10 no Cine Íris, Centro. Abertura da casa às 22:00.
Puta Festa Halloween.
Dia 31/10, no Cine Íris, Centro, a partir das 23:00.
Zombie Walk RJ
Dia 02/11, concentração em frente ao Copacabana Palace, às 14:00.
—
Um adendo: sim, estamos bem lerdos com o blog, mas a Pinguim aqui anda em crises existenciais/profissionais e o Balard tá ocupado… A gente posta quando dá
Fomos no Bon Jovi em Sampa, dia 6 desse mês. Foi uma loucuuura! Ah! e sábado tem Castelo das Peças no Sesc Copacabana! Pra quem não conhece ainda, olha aí.
Seus lindos!
Vamos numa festa dessas!
É ano novo hehe
Tb acho besteira ficarem de blablabla dizendo que é coisa do demônio, pq a história do feriado é mágica. Mas cada um é cada um.
Eu bem quero COMEMORAR.
Beijos
;*
Eu vou comemorar o halloween queimando um religioso…
Algum se candidata?
Viva!
O Mestre e a Pinguim de volta!!!!
Salve o Dia das Bruxas!